MINI CURSO: LEMBRANCINHAS PERSONALIZADAS – O QUE DEVO SABER PRA COMEÇAR ?

Tempo de leitura: 8 minutos

Oi Galera!

Quando ensinamos, estamos aprendendo, e também ajudando o próximo a se desenvolver. Por isso, fiz uma série de postagens sobre como começar um negócio de LEMBRANCINHAS/PAPELARIA PERSONALIZADAS. Só peço que me deem um feedback, postando dúvidas aqui no blog e, também, dando sugestões para melhorarmos cada vez mais o que pretendo passar a vocês.

Um pouco de minha história:

Sou arquiteta e trabalhei muitos anos na área, mas adoooro trabalhos manuais, por um bom tempo dei aula de pintura em tecido para idosos e crianças, e isso me realizava plenamente.

Porém em meados de 2010, meu marido chegou com a notícia de que seria transferido para outra cidade e isso mudou toda minha vida: tive que abrir mão do meu escritório de Arquitetura e das minhas alunas da pintura em tecido, que tanto adorava.

Então, mudamos para São Luis-Ma. Passado a fase de adaptações e, como eu não sei ficar parada, comecei a pensar numa forma de ganhar dinheiro, sem sair de casa, pois não tinha com quem deixar meus filhos e também porque queria participar do crescimento deles

Várias idéias vinham e iam, mas nenhuma me dava um caminho e isso ia me desesperando e me deprimindo a cada dia.

Porém, em 2012 veio a reviravolta (coisa de DEUS), minha irmã havia ficado grávida e ela me pediu para decorar o Chá de Bebê dela. Então, comecei a pesquisar lembrancinhas, Papelaria personalizada, decorações, convite e tudo mais…

No dia seguinte, todas as amigas dela perguntavam quem havia decorado e feito as lembrancinhas de chá de bebê. Quando ela me contou, acendeu aquela luz que estava faltando, foi quando comentei com meu marido que poderia trabalhar com lembrancinhas personalizadas para festas.

Ele prontamente me apoiou e foi assim que comecei a pesquisar, estudar e a testar produtos e materiais durante 3 meses. Tudo sozinha e sem ninguém para me ajudar a tirar alguma dúvida, foi tudo na base da tentativa e erro.

Hoje, Graças a DEUS, estou  a mais 5 anos trabalhando e sempre que me procuram para pedir dicas eu atendo com maior boa vontade, ajudo de coração, pois mercado existe para todas e como são trabalhos manuais, nunca um será igual ao outro, todos trabalhos tem identidade própria.

E foi por isso que resolvi fazer esta série de postagens, com dicas para que todas pessoas que quiserem aprender trabalhar com personalizados tenham uma noção básica do que irá precisar para começar.

Sendo assim, nesta primeira parte vou abordar os seguintes tópicos:

  • Qual software usar;
  • Impressoras;
  • Materiais mais utilizados.

1. Aprenda trabalhar com Corel ou Photoshop

http://hotmart.net.br/show.html?a=C2565294A

Tão importante quanto saber fazer os personalizados, é saber usar o Corel ou Photoshop, pois assim, você pode fazer suas próprias artes, ganhar tempo e diminuir custos. Como falei anteriormente, antes de colocar meus serviços na praça fiquei uns 3 meses testando produtos e estudando o Corel Draw e o Photoshop para ver com qual eu me adaptava melhor.

Depois de muito pesquisar, escolhi trabalhar com o Corel Draw, pois já tinha uma noção devido na minha profissão de Arquiteta já ter usado e isso facilitou meu aprendizado. Porém, depois que deixava meus filhos na escola me dedicava intensamente para aprender como fazer as Artes Digitais, pois isso era um mundo novo para mim.

A Dica que eu dou é: Ter disciplina é fundamental para quem esta inciando do Zero, o que me ajudou bastante neste processo inicial.

Uma fonte de estudo que você pode usar caso não tenha como fazer um Curso de Corel, são vídeos no YouTube, fazendo uma pesquisa rápida você encontrará vários canais interessantes. O Problema é que não são em sequencias e assim temos que ficar pesquisando muito para achar o que queremos, mas com paciência dá pra aprender.

Porém, se você não sabe usar esses softwares e quer começar logo não desanime, existem outras opções para superar esta dificuldade. Você pode ir a uma gráfica rápida e pagar para fazer a arte, comprar uma pronta pela Internet ou se associar com alguém que saiba trabalhar com estes softwares.

2. Impressoras: Qual usar?

Impressora Profissional a laser

Quando comecei não tive orientação sobre qual impressora usar, e fui aprendendo com meus erros, e um deles foi achar que precisaria de uma impressora laser para imprimir meus projetos. Então gastei uns mil e poucos reais na aquisição de uma impressora laser colorida e mais uns três mil em toners.

Isso mesmo: o toner é mais caro que a impressora! E, como não era uma profissional, o custo da impressão ficava muito alto e a impressão não era de boa qualidade. Nesse momento quase desisti do negócio!!!

Foi então que, após perder vários “toners” de dinheiro, fui descobrir que ficava mais em conta eu  imprimir numa gráfica rápida. Pois, além da tinta, eu não teria que me preocupar em estocar papeis para a impressão já que tudo isso é custo e pode inviabilizar o negócio para quem esta começando.

Então, para começar não perca tempo adquirindo impressoras a laser para iniciar seu negócio, leve seus projetos a uma gráfica rápida que você economiza tempo e dinheiro. Porém ao imprimir numa GRÁFICA RÁPIDA faça uma pesquisa de preços, pois os valores variam muito de uma gráfica para outra.

Quando for imprimir seus projetos, dê preferencia para impressora laser, pois além da melhor qualidade ela não mancha o papel quando em contato com superfície molhada. Já que se tratando de aniversário de criança tudo pode acontecer.

Entretanto, impressoras Jato de Tinta, também podem ser usadas para Lembrancinhas em papelaria personalizada, porém com ressalvas, pois o grande problema não é a impressora e sim a tinta. Pois ela não adere naquele Papel Brilhoso que usamos. Você tem que usar um papel próprio para essas impressoras que é o assunto do próximo post (Ver Post sobre papeis)


 


3. Principais materiais utilizados

Qualquer produto pode ser personalizado, porém os principais que não podem faltar em nenhuma festa são:
TUBETES OU PRÉ FORMA DE 13 cm: Existe outro de tamanho menor, mas este é o que tem melhor aceitação.

Hoje além de tubetes em acrílico, tem os de PVC, para mim a diferença esta apenas na tampa, pois a de acrílico a tampa é de metal, minha preferida (ver foto) e a de PVC a tampa é de plástico e em várias cores. Atualmente já estão produzindo uns tubetes coloridos, mas o transparente ainda é o preferido.

 

BISNAGAS DE ALUMÍNIO: São identificadas pelos tamanhos:  de 60 ml (1), 30 ml (2) e de 15 ml (3). Entre elas a mais usada é a de 30 ml. que usamos para fazer as bisnagas de brigadeiros

 

LATINHAS MINT-TO-BE: Prefira a de tamanho 5X1, pois existe uma outra de alumínio que é muito grande e não tem muita saída, as vezes utilizo como convite, mas é muito raro. Hoje encontramos umas de plástico e de várias cores (azul, branco,rosa, vermelho) que também ficam lindas na mesa e o custo é menor.

 

POTINHOS DE VIDRO DE 40 ml: Esses potinhos são utilizados para o brigadeiro de colher e esse tamanho é o que tem melhor relação custo x benefício para quem faz e para quem compra.

 

GARRAFINHA DE 50ml: Bem!!! eu prefiro as de vidro, mas também tem de PET e PVC. Deem preferência pelas de 50 ou 40 ml, pois são as mais utilizadas. Eu utilizo elas para Lembrancinhas de batizado que vai com Água benta e com Choco power para festas infantis

 

 Outro produtos:

REFRIGERANTES: Dê preferência para as garrafinhas de Caçulinha ou similares, eles tem bastante saída.

 

ÁGUA MINERAL: Outra alternativa muito utilizada, principalmente para brindes de nascimento e para festas de aniversários onde tem muitas crianças pequenas, é o uso das água mineral.

Também, como os refrigerantes, deem preferência para as garrafinhas de 200 ml. (Essas foi uma que fiz no tema Circo)

 

MAÇÃ DO AMOR BOX: Procurem sempre utilizar produtos diferentes, inovando na utilização deles numa festa, pois isso chama atenção para seus serviços.

Existem muitos outros produtos que podem ser utilizados, como os cones, saquinhos de balas, vários tipos de chocolates, enfim, itens que não devem faltar em nenhuma mesa de aniversário, mas que vou abordar no próximo post.

 

Bem, espero ter ajudado e se você gostou e quer continuar recebendo meus post, assine meu blog deixando seu e-mail, curta minha FANPAGE, para continuar recebendo conteúdo como este. Leia agora:Tipos de papeis e personalizados em papelaria.

Qualquer dúvida você pode deixar um comentário neste post que terei prazer em ajudar e sugestões serão bem vindas!!!

ANA CLAUDIA
EMAIL: contato@anaclaudiapersonalizados.com.br
VISITE MEU:FACEBOOK

 

84 Comentários

  1. Aline Marques

    Ana!!! Simplesmente amei esse post!!!!
    Além de você ser uma ótima pessoa, (adorei conversar com você hoje), você tem um super talento!!! Parabéns!!!
    Aguardamos mais postagens com certeza!!! E detalhe: Nossa história de vida é bem parecida.. kkkk… designer de interiores, descobri esse mundo no Baby chá da minha filha, quero trabalhar em casa, pois ela está com 3meses.. enfim… adorei esse compartilhamento!!
    Beijos e até a próxima!!!
    Confirmada no curso!!!

    Responder
    1. Ana Claudia

      Aline,
      Muito obrigada! Também adorei falar com vc e tenho certeza que você vai amaaar trabalhar com isso.
      Pode contar comigo!
      Bjs

      Responder
    2. katia

      ola adoraria fazer seu curso so que estou desempregada no momento ja tentei fazer alguma coisa mas , nao sei o que acontece que mancha meus trbalhos gastei uma fortuna com tinta pra impressora , se vc puder me ajudar com algumas dicas eu vi uma nova impressora da epson que tem aquele canhao de tintas e da pra imprimir bastante coisa estou pensando em comprar pra começar a fazer minhas coisas me ajude por favor muito obrigada bjs katia

      Responder
      1. Ana Claudia

        Katia,
        Não aconselho você investir em impressoras para imprimir seus trabalhos, pois essas tintas corantes não servem para impressões em papel couché. O que sempre aconselho minhas alunas é fazer impressão em uma gráfica rápida, por “N’s” motivos. Eu já passei por isso que vc esta passando em suas impressões e lhe digo: é muito mais vantajoso e econômico você procurar uma Gráfica Rápida e imprimir em uma impressora a laser que é mais adequada para esses tipos de trabalhos.

        Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar!

        Bjs

        Ana Claudia

        Responder
  2. Marilene

    Olá,

    gostaria de dar inicio a fabricação de lembrancinhas personalizadas, convites para festas, enfim.
    trabalhar com eventos, nesse seguimento. pode indicar cursos iniciais e ou corel draw ? adorei o blog.

    agradeço desde ja.

    Responder
    1. Ana Claudia

      Olá Marilene,
      Dia 19/01 vou abrir inscrições para a 2ª Turma do meu Curso de Lembrancinhas Personalizadas em que ensino a montagem dos principais produtos utilizados hoje. Porém como as vagas são limitadas estou fazendo uma Pré Inscrição que você pode fazer através deste link: http://goo.gl/ky9w5l
      Neste Curso eu ensino apenas a montar os produtos, como Cone, Tubete, Chocolates e etc.
      Realmente, para você aprender fazer as artes você deve saber usar o Corel Draw ou Photoshop. Leia essa Postagem: http://www.anaclaudiapersonalizados.com.br/como-fazer-rotulos-de-lembrancinhas/ e eu sempre indico o Cursos 24 horas, é um curso básico mais muito bom! Ao lado tem um banner que vai para o site.

      Responder
  3. Ana Carolina

    Ana, bom dia!
    Estou adorando seu blog, está me ajudando e me inspirando bastante.
    Já faço algumas personalizações para amigos e parentes, se cobrar. Mas, estou querendo profissionalizar e não sei ao certo como montar preços. Além disse tenho dificuldades em encontrar fornecedores com preços bons e que sejam confiáveis.
    Poderia me dar algumas dicas?

    Bjs
    Ana

    Responder
    1. Ana Claudia

      Poxa Ana, fico feliz em saber que estou podendo lhe ajudar através do Blog. Então, para montar sua tabela de preços é interessante que você pegue referência do Mercado local, colhendo preços de seus concorrentes. Quanto aos fornecedores, infelizmente preços bons realmente só comprando direto da fabrica, mas para isso vc tem que correr alguns riscos pois a maioria só vende com pagamento adiantado e para quem tem CNPJ. Tem uma empresa que vende com preços razoáveis que é o Domnet!. Procure no google que você acha o site fácil!
      No Curso de Lembrancinhas Personalizadas tem dois textos complementares que falam justamente disso: A montagem de sua tabela de preços e Como comprar direto dos Atacadistas.

      Mais uma vez obrigada!

      Responder
  4. Adriana Sousa

    Amei tudo, ainda estou apanhando do Corel draw mais uma hora chego lá
    conheci seu trabalho através de uma amiga e sem pensar duas vezes pedi que fizesse minha inscrição, minha maior dificuldade tem sido o Corel e a falta de tempo, mais vai dar tudo certo. obrigada pela oportunidade e parabéns pelo trabalho e iniciativa.

    Responder
    1. Ana Claudia

      Adriana,
      Muito obrigada! Tenho certeza que você vai conseguir não só fazer o Curso, como começar a trabalhar com Lembrancinhas em pouco tempo, e o Corel com um pouco de dedicação e praticando você vai conseguir começar a fazer suas artes. E pode contar comigo!

      Bjs,
      Ana Claudia

      Responder
  5. Ligia Picchioni Villa Sarti

    Querida Ana Cláudia,
    Estou muito perdida. Não sei por onde começo. Gostaria de saber como vai funcionar o curso antes de aderí-lo (horário é flexível? pois trabalho fora). Aguardo seu breve retorno!
    bjos,
    Ligia

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Lígia,
      Eu sei bem como se sente, mas não se preocupe que conforme você for adquirindo conhecimento e vendo como faz cada produto você se sentirá mais segura. E além disso, eu vou sempre estar aqui para lhe orientar no que for preciso. O Curso você faz no dia e hora que for melhor pra você podendo ver e rever pelo período de 1 ano. Em cada aula, você tem o molde do produto para baixar e treinar, fazendo igual ao vídeo. abaixo vou deixar o link para você ver uma das aulas do curso e baixar o molde e já ir tentando fazer.

      LINK PARA AULA: http://wp.me/p5jo4d-aJ

      Qualquer dúvida estou a disposição!

      Responder
  6. juliana

    Oi Cláudia estou começando no ramo.. E não sei qual a impressora comprar.. Qual a q vc usa p imprimir?

    Responder

  7. Ola, ana claudia adorei suas dicas. Quero entrar neste ramo de fazer lembrancinhas personalizadas so estou prescisando me aperfeicoar mais.

    Responder
    1. Ana Claudia

      Seja bem Vinda Edilza! Você vai adorar trabalhar com lembrancinhas, é uma verdadeira terapia.
      Qualquer coisa pode me chamar.
      bjs

      Responder
  8. Kris Nathanni

    Olá, gostaria de iniciar no ramo..mas admito não entender nada sobre impressoras. Pretendo começar com adesivos, convites, lembrancinhas e talz… Tenho duas impressoras: uma Canon mp250.. e uma HP multifuncional photosmart C4280.
    Posso usá-las ? ou terei que comprar outra? a qualidade será muito ruim? não tem como eu ir em uma gráfica rapida. Aqui não existem muitas. O que faço???

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Kris, td bem?
      Então, a impressora ideal para esse trabalho é a laser da Konica Minolta, porém ela não é muito acessível, visto que é uma impressora profissional. Outras impressoras, como a jato de tinta não servem devido a tinta não fixar direito no papel couché que é o usado. Por isso eu aconselho a fazer suas impressões numa gráfica rápida. Pois, além de vc não precisar comprar tinta, tbm não gasta dinheiro para comprar papeis. Veja o meu e-book onde falo sobre isso: http://wp.me/p5jo4d-fs.
      Mas, uma alternativa é usar uma impressora com Bulk Ink e usar a tinta pigmentada, porém é bom falar com um profissional qualificado para fazer isso e não estragar sua impressora.
      Você já sabe mexer com Corel ou o Photoshop?

      Espero ter ajudado!
      bjs

      Responder
  9. Elisangela Cristina Siqueira da Silva

    Gostaria de começar a trabalhar em casa, portanto, solicito algumas dicas de por onde começar, quanto irei gastar inicialmente e como fazer cálculo de valor sobre o produto de venda.
    Aguardo ansiosa a resposta! Obrigada.

    Responder
    1. Ana Claudia

      Olá Elisangela, td bem?
      Então o investimento inicial neste ramo é muito baixo, pois o que precisa para começar é:
      1- Kits Digitais: Neste caso, pra fazer as artes você precisa saber usar o Corel ou Photoshop. Mas caso não saiba usar estes programas, vc pode comprar um na internet, nos milhares de sites que vendem. Aqui no meu blog tem uma lojinha virtual onde vendo vários.
      2- O cálculo dos seus serviços vai depender de algumas variáveis que vai desde quanto você compra os produtos na sua cidade até localização, e atendimento.Mas vc pode se basear pegando tabela de preços de pessoas que já trabalham com isso na sua cidade
      3 – Impressoras: Para imprimir seus trabalhos eu sugiro que você faça na impressora laser em uma gráfica rápida, pois assim vc não precisa investir em impressoras e nem em papeis, além de ter uma impressão profissional.

      Minha dica é que você crie uma lista de produtos mais usados nas festas e treine bastante antes de colocar seus serviços para o público e dê maior atenção ao atendimento, pois hoje isso é o grande diferencial.

      Espero ter ajudado
      bjs.

      Responder
  10. HELOISA GOMES

    Olá Ana, boa noite!

    Adorei seu post, olha minha história tb se parece com a sua, eu sou administradora de empresa, tinha uma empresa de motoboy, em sociedade com meu irmão, infelizmente fechamos as portas.
    Na época tinha uma filha recem-nascida e a babá tomava conta, daí depois que a empresa fechou, fiquei muito mais próxima dela e fiquei sem trabalhar. Daí o desespero ia chegando a ansiedade em fazer mais, para me sentir útil, foi quando surgiu um “click” e despertou em mim a vontade de fazer lembrancinhas e convites para festas infantis, sei usar o corel muito bem, tenho criatividade, e minhas amigas sempre me procuram para que eu monte um negócio em casa, de lembrancinhas para festas, daí… chegou a hora de arregaçar as mangas e partir para a ação. Conto com seu apoio nas dúvidas, e quero me sentir bem no que pretendo fazer. Eu gosto muito de personalizar lembrancinhas. E todas as amigas acham perfeito meu trabalho… no dia 07 de abril minha princesa fará 5 aninhos, e quer uma festa da FROZEN, já comprei coisas diferentes para personalizar, já elaborei o convite, e por aí vai… abraços e fica com Deus.

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Heloisa,
      É isso mesmo, se você gosta de trabalhos manuais e sabe usar o Corel, já esta bem encaminhada. Agora é só treinar, pra ver o ponto certo de cada produto e colocar seus serviços no mercado, tenho certeza que vc vai fazer muito sucesso!
      Não deixe de acompanhar A SEMANA DA PAPELARIA PERSONALIZADA, este evento esta maravilhoso, com muitas dicas e experiências que vai agregar bastante pra vc.
      vou deixar o Link aqui, caso vc ainda não tenha se cadastrado: >>>QUERO PARTICIPAR< <<

      BJS E SUCESSO!

      Ana Claudia

      Responder
  11. Carolina

    Amei seu post, muito criativo e bastante claro. Espero que dê certo para mim também!!
    Parabéns flor.

    Responder
    1. Ana Claudia

      Com certeza Carol,
      Faça com amor, faça com capricho que vc vai se destacar!

      Precisando é só chamar,
      bjs

      Responder
  12. Cristina Nascimento

    Olá Ana Cláudia, também amo trabalhos manuais, pretendo investir nos personalizados.
    Gostaria de uma dica, por onde começar? , em que devo investir primeiro?

    Agradeço sua atenção.
    Deus te abençoe.
    Att. Cristina Nascimento

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Cristina,
      Como digo para minhas alunas, o primeiro investimento é em vc mesma. Estude quais produtos vc vai oferecer, teste a forma de montá-los e materiais que vai usar(como fitas e papeis), use a impressora que vc tem para fazer os testes e treine bastante os cortes. Não precisa comprar maquinas de corte agora, pois vc pode fazer produtos tão bonitos cortando na tesoura mesmo. Eu corto tudo na tesoura mesmo até hoje(entre na minha fanpage e veja meus produtos). Baixe meu ebook que esta no início do blog, lá tem muitas dicas e qualquer dúvida pode perguntar!
      bjs

      Responder
  13. Danielle

    Adorei seu pôster! Me ajudou muito a entender como devo iniciar nesse ramo!
    Tenho muitas dúvidas sobre tipo de papel e cortes…e eu queria saber se é preciso dizer o tipo de papel p cada tipo de Personalizado ou eles já sabem? E o acabamento na hora do cortes…tem algo que é fundamental saber para um acabamento prefeito?
    Desde já agradeço sua atenção e a generosidade de compartilhar suas experiências!

    Responder
    1. Ana Claudia

      Danielle,
      Sim quando vc enviar para a Gráfica Rápida, é bom informar o tipo de papel, pois cada produto tem um tipo de papel específico, as gráficas sabem e podem lhe orientar tbm.
      Quanto aos corte, isso é treino, quanto mais vc for cortando melhor vai ficando seu corte e o acabamento é o fator primordial, pois ele que vai dar o toque profissional no seu trabalho.
      Vou te dar um Kit Digital da minha Loja pra vc ver quais papeis usa em cada um, pois em cada arquivo vai o papel para impressão. Faço todo processo como fosse comprar e use o CUPOM 1111
      depois só deixe uma avaliação no produto pra mim, tá?
      IR PARA LOJA

      Agora em março vou abrir mais uma turma do meu Curso de Lembrancinhas Online, fique de olho na minha fanpage e aqui que vou avisar pois as inscrições são limitadas!
      bjs

      Responder
  14. Ohanna Duarte

    Olá Ana, gostaria de saber o que seria uma gráfica rápida, tem diferença para outras gráficas ?
    Poderia me informar mais ou menos o valor de cada folha no tamanho A4 que uma gráfica cobra ?

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Ohanna,
      Gráfica Rápida são empresas que fazem pequenas quantidades de impressões, pois uma gráfica só faz impressões em milheiros ou centenas. Já uma Gráfica Rápida imprimi até 01 folha se vc quiser.
      O valor de impressão varia de local pra loca, mas aqui onde imprimo esta custando 3,20 a impressão.

      Responder
  15. Raissa Kainee

    Boa tarde Ana Claudia

    Amei seu Blog estarei te acompanhando desde já,
    precisava de uma ideia inicial, e achei o máximo lembrancinhas,
    atualmente trabalho na área de recursos humanos, mas acredito no meu
    potencial e sei que posso ganhar muito mais fazendo o que eu gosto.

    Verifiquei que tem alguns cursos on laine, possui algum com vaga
    aberta.

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Raissa, td bem?
      Muito obrigada por sua audiência ao meu blog! Se c fizer com amor e dedicação, não tem como não dá certo.
      Eu tenho um Curso que devo abrir vagas ainda neste mês de março e que é voltado para quem esta iniciando mesmo.
      Quando abrir eu mando um email avisando.
      bjs

      Responder
  16. idaiane nogueira

    amei seu blog. os videos, suas dicas são maravilhosas. sou pedagoga mas amo fazer lembrancinha, espero q em breve ficar só na parte das lembrancinhas rsrsrs. desde já vou acompanhar sempre você. um grande abraço, Deus abençoe vc e sua família e sucesso sempre.

    Responder
  17. daelane

    Gostaria muito de saber mas dicas e falar com vocêem particular. To querendo ccomeçarum negocio mas nao por onde e como. Preciso de sua ajuda. Meu email: darlanesantos94@gmail.com. aguardo anciosa. Bjs

    Responder
  18. Daniela Soares

    Ana Claudia,

    Boa Noite, estou pesquisando tudo sobre personalização diversas, dentre essas citadas acima, mais ainda não consegui ter uma noção boa ou animadora além do fato de trabalhar em casa, pode me ajudar a entender melhor esse lado, imagino que o retorno não deve ser tão rápido o que pode me dizer a respeito por favor.

    Desde já obrigado.

    Responder
    1. Ana Claudia

      Olá Daniela,
      Vou te falar de minha experiência, desde que comecei trabalho em casa até por conta de custo e também por não ter com quem deixar meus filhos. O retorno é mais rápido que qualquer outro investimento ou negocio que vc or trabalhar, mas vai depender da quantidade de clientes que você conseguir atrair e, claro, seu trabalho caprichado, atendimento, entrega no prazo e por ai vai. São vários fatores que influenciam, como qualquer negócio.
      Mas o que vc deve fazer no início é definir seu público alvo, pra onde vc vai vender, pra qual tipo de festa vc vai atender (ex: 15 annos, casamento, festas infantis) eu por exemplo defini que trabalho apenas para festas infantis e isso me dá um direcionamento para captar clientes.
      Não sei se vc esta acompanhando meu MIni Curso de Lembancinhas, mas se não esta deixe um comentário aqui neste post do facebook e receba o link no seu email que tem uma aula que fala disso
      Obrigada pelo contato e vamos nos falando!

      Responder
  19. Nivia

    Bom dia Ana. Gostaria de saber a quantidade de materiais que devo ter em estoque para trabalhar com lembrancinhas. Como tubetes, latinhas, garrafinhas… Qual a quantidade mínima que você sugere. Pois como moro no interior terei que fazer compras pela internet, que vai sair mais em conta pra mim. Pois economizo tempo e dinheiro.

    Responder
    1. Ana Claudia

      oi Nivia,
      No inicio sugiro que comece comprando 200 de cada, e conforme for evoluindo você pode ir ajustando levando em conta o valor e tempo de recebimento para não ficar sem estoque.

      obrigada por visitar meu blog!
      bjs

      Responder
  20. juliana bastos

    Adorei tudo. Estou na fase de pesquisa, começei a trabalhar com decoraçao de festas mas ainda não faço personalizados. As vezes acho que não vou conseguir mas seu blog foi uma injeção de ânimo pra mim.
    bjinhos

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi juliana,
      Que bom saber que pude ajudar vc um pouquinho!
      Recentemente eu fiz um Ebook onde dou várias dicas, vc já baixou?
      Baixe agora AQUI

      bjs

      Responder
  21. Marcela novaes

    Seu post abriu meus caminhos..já estava sem saber oque fazer pois também não quero trabalhar fora e perder momentos com meu filho de 2 anos…já tem 1 ano que penso em trabalhar nisso…também fiz um cha de bebê da minha sobrinha.. E todos acharam que foi uma profissional quem fez..Kok me vi em você e espero um dia alcançar o sucesso…obrigado pela dica ????

    Responder
    1. Ana Claudia

      Muito Obrigada Marcela! Como sempre digo, se você fizer com amor e dedicação é sucesso na certa.
      Tenho certeza que logo você vai ser uma das Top’s de sua cidade e qualquer dúvida pode me perguntar.

      Mais uma vez Obrigada!

      Responder
  22. Lucia

    Olá!
    Adorei as dicas.
    Estou desempregada há 4 anos desde que meu filho nasceu.
    Então estou em um momento,me sentindo sei lá, meio q inútil sem trabalhar.
    Mas ao mesmo tempo não quero me afastar do meu filho.
    Então resolvi pesquisa e sobre como ter meu próprio negócio de lembranças personalizadas.
    Muito obrigada!
    E como faço para participar dos cursos?Estou meio confusa sobre como comecar.
    Bjos

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Lucia,
      Sei muito bem como é isso, pois passei por uma situação parecida a uns 4 anos atrás, mas Graças a DEUS consegui me encontrar trabalhando com Lembrancinhas e por isso que me dedico a ajudar pessoas a se encontrarem também!
      Recentemente, lancei um Mini Curso onde tiro várias dúvidas para quem esta iniciando e esta perdida, sem saber por onde começar. Assista as aulas e depois vamos nos falando.

      >>>> VER AULA 1< <<<

      >>>>VER AULA 2< <<<<

      >>>>VER AULA 3< <<<

      bjs

      Responder
  23. Débora

    Olá Ana Cláudia, tudo bem?
    Te enviei um e-mail falando mais sobre mim…você pode me ajudar com uma dúvida que tem me travado completamente?
    Gostaria de trabalhar com personalizados. Tenho uma scanncut e vários arquivos de modelos de caixas e etc.
    Minha maior dúvida é: devo sair fazendo várias e várias peças para fotografar e postar para tentar conseguir encomendas?
    É aí que tenho ficado travada: não sei se saio fazendo tudo de tudo…
    como você começou (nesse sentido de produção e divulgação)?
    Muito obrigada!
    Débora

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Debora,
      Acabei de responder seu email.

      Qualquer dúvida pode me chamar!

      Responder
  24. Sany

    Olá, tudo bem?

    Adorei sua história. Eu fiz a turma da Peppa em EVA para o aniversário da minha sobrinha ano passado, e vi que até tinha jeito pra coisa rsrsrs. Mas nem pensei em começar nada na época. Assim como você, moro longe da família e penso em abrir algo que me dê mais “tempo ” para cuidar da família, que ainda planejo os filhos. Mas hoje eu me deparei com um vídeo no Facebook ensinando a fazer lembrancinhas e me abriu uma luz na mente. Comecei a pesquisar e me deparei com essas dicas maravilhosas.

    Queria saber como que você encontrou seus fornecedores. Vc indica comprar pela Internet?

    Responder
    1. Ana Claudia

      Olá Sany,

      A maioria dos meus fornecedores eu encontrei pela internet, porém o pedido é feito por email, pois compro direto de fábricas.
      Porém para comprar nas fábricas é necessário CNPJ e tem um pedido mínimo. Para quem não tem CNPJ, o melhor é procurar Atacadistas, como o Atacadão das lembrancinhas.

      Muito Obrigada por ler meu blog!

      Responder
  25. Bianca

    Olá, Ana Cláudia!

    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos para iniciantes como eu, ajudou muitíssimo e me animou bastante.
    Eu já tenho quase tudo para começar a montar meu portfólio: material (embalagens diversas), papéis, tenho inclusive a silhouette cameo e um outro equipamento para fazer textura em papel, a Sizzix Big Shot.
    Minha GRANDE dúvida é em relação a formas de pagamento que posso oferecer aos meus clientes, sendo iniciante. O que você aconselha? depósito em conta, pedir um sinal ao cliente…? Vale a pena mesmo sendo iniciante investir em cartão de crédito? Essas dúvidas me congelaram, pois eu acabei cismando que se eu não oferecer opções de pagamento, posso perder o cliente.
    Com certeza outras pessoas tem mesma mesma dúvida!
    Obrigada!

    Responder
    1. Ana Claudia

      Bianca, muito obrigada por ler meu blog!
      Então, Quanto mais opções você der para suas clientes melhor.
      Toda encomenda é de praxe pedir um adiantamento, você pode estipular de 30 a 50%. Isso evita que você fique na dúvida se a cliente vem ou não buscar a encomenda e assim você não fique no prejuízo.

      No meu canal do youtube tem mais dicas que pode lhe ajudar nesse início. >>>VER MAIS DICAS< <<

      Responder
  26. Kelly

    Adorei suas dicas, eu sou curiosa, mas essa curiosidade me rendeu fazer os enfeites e lembrancinha do chá de bebê da minha netinha.
    E….. tempos depois fiz caixinha milk (me deu um trabalhão), mas não é impossível, para a festa do meu sobrinho, e os porta bis.
    Peguei modelo na net, mudei nome coloquei goto dele é mandei imprimir em uma Lan house, ficou muito em conta, e até eu me surpreendi.
    Ficaram lindasssss, claro que pra cortar o papel vc sofre um pouco pois quando falamos de lembrancinha são mais de 100 neh, mas valeu a pena!
    Quem tem o dom de fazer que Deus abençoe, pois eu só sou curiosa!

    Responder
    1. Ana Claudia

      É isso mesmo Kelly, é gostoso mas muito trabalhoso, porém quando fazemos com amor fica mais fácil.

      Responder
  27. Nadia

    Boa tarde Ana Cláudia, como é maravilhoso saber que existem pessoas boas e generosas como você, que pensa fora da “caixinha”, que busca não só ser feliz, como também ajudar outras pessoas, e mais, consegue fazer o diferencial o algo mais na vida de muita gente…. parabéns por ter esse coração humilde!!! Que o Senhor continue abençoando a sua vida e da sua família.
    Um abraço!!!!

    Responder
    1. Ana Claudia

      Nadia,
      Muito, mas muito obrigada pela palavras!
      só de receber mensagens como essa sua eu já me sinto abençoada!

      Deus abençoe vc tbm e sua Familía e precisando de algo pode me chamar

      bjs

      Responder
  28. Vi Santana

    Oi, Ana! Eu simplesmente amei o seu blog! Estive pesquisando pois quero começar o meu próprio negócio de personalizados aqui na cidade e você é uma luz, uma pessoa iluminada por Deus por nos fornecer todos os seus aprendizados para gente!
    Eu tenho 18 anos e já tem mais ou menos 2 anos que penso em começar, mas tenho muitas dúvidas e insegurança. Inclusive queria tirar algumas por aqui: posso vender somente os personalizados? Por exemplo, eu não trabalho com a decoração da festa completa, tem como vender só os personalizados? E eles são só as embalagens,sem os doces, ou vende-se já com o conteúdo? Se for assim, o negócio dá certo?

    Obrigada! Muito sucesso na sua carreira, você é muito especial!

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Vi,
      Muito Obrigada pelas palavras!!! Essa insegurança de incio e normal, porém o importante é que você tenha força de vontade e isso vejo que tens.
      Você pode vender só os rótulos e embalagens vazias, assim como tudo já completo, com balas e chocolates.
      Eu no inicio, até para atrais clientela, vendia das duas formas e quando era só rótulos que a cliente queria, eu me disponibilizava para montar pra ela e entragar
      tudo pronto. E isso me ajudou muito a criar meu portfólio, ess é uma dica que dou pra vc!

      Lancei recentemente o Treinamento VIVER DA PAPELARIA PERSONALIZADA, onde ensino todos os passos para construir um negócio de sucesso. Vou deixar o link abaixo pra vc conhecer.

      >>>VIVER DA PAPELARIA PERSONALIZADA< <<

      bjs

      Responder
  29. Carla Fontes

    Oii sou a Carla e simplesmente amei seu post! Então tenho 18 anos e sempre tive uma paixão por criar lembrancinhas e enfeites para decoração! Mas nunca pensei em trabalhar com isso! Alguns dias atras tomei a decisão de trabalhar com decoração, convites e lembrancinhas! Adquiri alguns materiais para começar, mais ainda falta muita coisa! Aos pouquinhos chego la! Gostaria de saber como faço para divulgar e o que faço? Eu sou nova nisso e estou meio perdida. Atenciosamente, Carla.

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Carla,
      Muito Obrigada, fico feliz que possa ter ajudado! A divulgação hoje, como vc deve imaginar, é mais eficiente pela internet ( Site e redes sociais), mas pense o seguinte: Onde as pessoas vão buscar informação quando pesquisam por Lmbrancinhas? No Google, não é? Então o primeiro passo é vc ser encontrada, e pra isso, eu usei e vc pode usar também, é se cadastrar em tudo que é site de Classificado que vc encontrar na internet, pois quando buscarem por “Lembrancinhas em RJ” por exemplo, a chance de seu anuncio ser mostrado é grande.
      Fora isso, use bastante o Facebook e Instagram e estude muito sobre Marketing Digital que vc vai encontrar muitas técnicas.
      Amanhã as 20hs eu estarei fazendo uma LIVE na minha fanpage, clique aqui >>>>IR PARA FANPAGE< <<< deixe um comentário para que amanhã vc possa ser avisada.

      Responder
  30. Christiane Viana

    Boa Tarde Ana

    Gosto muito de fazer as caixinhas para festa da família , so que faço tudo manual e gostaria de entrar no ramo de personalizados agora para ganhar um extra gostaria de dicas sua .

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Christiane, que legal…
      Toda quarta-feira de fevereiro estou fazendo LIVES no facebook onde estou dando várias dicas sobre esse mercado.
      Aqui mesmo no blog já tem as duas últimas que eu fiz, esta bem na primeira pagina, além do meu ebook que aconselho vc a baixar. Pois eu fiz ele para quem esta inciando.
      Qualquer dúvida pode me chamar e curta minha fanpage: Ana Claudia – Arte personalizada

      Responder
  31. Glenia

    Bom dia gostaria de saber se imprimir os personalizados em impressora normal daria pois nao sei onde trm uma grafica .em casa tenho a simples

    Responder
    1. Ana Claudia

      Glenia,
      Pode imprimir em uma jato de tinta, mas deve usar papeis como o fotográfico, opaline ou offset.

      Muito Obrigada por visitar meu blog!

      Responder
  32. Caroline

    Ana, como você faz o recorte das lembrancinhas? Em gráfica também?

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Caroline,
      O recorte é na tesoura. É só uma questão de prática!

      Responder
  33. Rayane Souza

    Ana, boa tarde.

    Acabei de fazer o Chá de Bebê da minha filha que chegará mês que vem e fiz toda a decoração e lembrancinha, todos acharam lindo e adoraram.
    Então estou pensando seriamente em começar meu negócio em casa e assim poder ficar próxima da minha pequena.

    Entrar você realmente é como um sinal de Deus, mostrando que estou no caminho certo, não deixarei de ler todas as publicações.

    Sobre o seu curso ainda posso me inscrever e adquirir? Quero aprender mais e gostaria de saber se posso estar fazer a qualquer horário do dia.

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Rayane, tudo bem?
      Vc vai adorar e vai se dar muito bem nesse ramo, pois vejo que você gosta de trabalhar com isso, use as fotos do chá de sua filha como seu primeiro portfólio. O Curso você pode fazer a qualquer hora e dia, pois são aulas gravadas e qualquer dúvida, vc tira direto comigo.
      A inscrição você faz no link abaixo:

      >>>FAZER INSCRIÇÃO NO CURSO< <<

      Responder
  34. Luciana Borba

    Olá Ana Cláudia, amei seu site! Estou querendo iniciar agora, juntamente com minha irmã, a confecção de kits personalizados e de lembrancinhas. Eu ficarei com a parte de confecção das lembrancinhas mas, como essa área é nova pra mim, gostaria que me desse algumas dicas sobre isso, principalmente com relação aos tipos de lembrancinhas, como escolher as que trabalharei, as que tem mais saída e também algumas novidades. Pode me ajudar? Agradeço muito! bj. Luciana

    Responder
  35. Mirella

    Ana, que linda sua história é um pouco parecida com a minha. Estou entrando nesse mundo que sempre me encantou, mas percebi algumas dificuldades e já estava desistindo. Mas lendo seus conselhos me deram mais força. No tenho com quem deixar minha filha e preciso ajudar em casa, sai do trabalho a um ano para me dedicar a ela. Queria te perguntar como fez em relação a valores para clientes no começo imprimindo na gráfica, como voce repassou para tirar seu lucro. Pois vou fazer isso também. Desde já agradeço. Beijos

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Mirella, tudo bem?
      Então, eu fechei uma parceria com uma gráfica, onde eu pagava pacotes de 100 folhas a vista e ele me dava um bom desconto. Outra forma é vc ver se a gráfica trabalha vc dando o papel e ela cobrar só a impressão. Não tente concorrer por preço, mostre valor no seu serviço com um bom atendimento, usando produtos bons, se vc morar em um lugar bem localizado, acrescente isso na sua divulgação e principalmente, passe confiança ao seu cliente, pois as pessoas vão em busca disso. “CONFIANÇA QUE VÃO RECEBER A ENCOMENDA”
      Muito Sucesso pra vc e se quiser falar comigo é só me chamar na minha fanpage: Curso de Lembrancinhas Online
      bjs

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *