MINI CURSO: LEMBRANCINHAS PERSONALIZADAS – QUAL PAPEL USAR?

Tempo de leitura: 2 minutos

Olá,

Continuando a postagem anterior TRABALHANDO COM PERSONALIZADOS, hoje vamos falar sobre os tipos de papeis e quando usar cada um. Pois, uma das grandes dúvidas de quem esta começando é saber qual papel usar em cada tipo de personalizado.

Então, vamos conhecer os principais tipos de papeis:

Papel Couché ou Fotográfico: O Couché é um papel especial, próprio para uso em gráficas, é muito usado em impressões que exijam boa qualidade de reprodução e em impressora Laser.
O Segundo, o Papel Fotográfico melhorou muito nos últimos anos e hoje é é o mais usado, até pelo custo, pois pode ser impresso em impressoras Jato de Tinta.

Ele é apresentado em gramas, sendo, quanto menor gramatura mais fino será o papel. O que mais usamos são os de 180, 240 ou 250 gramas, além disso eles também podem ser do tipo brilhoso ou fosco. (eu particularmente prefiro e uso o brilhoso)

Papel Adesivo: No caso dos personalizados o papel adesivo mais adequado é o Glossy, Que pode ser brilhoso ou fosco. Com a vantagem de ser resistente a água, ou seja, você não correrá o risco de seu trabalho ficar manchado ao ter contato com a água.

Bem, agora que já falamos sobre os tipos de papeis que usamos, vamos ver quais papeis usamos para cada tipo de personalizado, só lembrando que esses são os papéis que eu uso nos meus trabalhos:

CONES

 

Cones: Papel Couché ou Fotográfico Brilhoso 180g

LATINHAS

 

Latinhas Mint-to-be: Adesivo brilhoso

MARMITAS

 

Marmitinhas: Adesivo brilhoso

BIS

 

Bis: Papel Couché ou fotográfico Brilhoso 180g

BISNAGA

 

Bisnagas: Adesivo brilhoso

PAPEL BATON

Baton: Papel Couché ou fotográfico Brilhoso 180g

Caixas: Papel Couché o ou fotográfico Brilhoso 180g

Obs.: Com relação ao Baton e Bis, você também pode usar o adesivo, porém se acontecer um erro na colocação, você pode perder a impressão e o chocolate. 
 Bem, espero ter ajudado, e não esqueçam de deixar suas dúvidas aqui no blogbem no fim desta postagem, que terei o maior prazer em responde-las, pois as dúvidas de vocês podem ser as dúvidas de outras pessoas e assim todo mundo se ajuda. E, na próxima postagem, darei dicas de como você começar  a vender seus personalizados. Não percam!!!

Beijos,
Ana Claudia

P.s.: Agora se você quer saber mais sobre como iniciar na Papelaria Personalizada e começar seu negócio de personalizados em poucas semanas, Matricule-se Agora no WORKSHOP VIVER DA PAPELARIA PERSONALIZADA

ANA CLAUDIA
EMAIL: contato@anaclaudiapersonalizados.com.br

VISITE MEU: FACEBOOK

71 Comentários

  1. Camila Alencar de Lisboa

    Já encomedei para fazer os personalizados do meu sobrinho, e ainda faço a indicação para outras pessoas. E acho lindo seu trabalho, e por meio de você sentir uma imensa vontade de aprender a fazer os personalizados. Já fiz minha inscrição para sua próxima turma.

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Camila,
      Pode deixar, assim que lançar eu te aviso por e-mail e na minha fanpage também vou informar!
      bjs,

      Responder
  2. Beatriz

    Oi, boa tarde!! Amei as dicas dos papeis, mas gostaria de saber onde comprar eles aqui em São Luís, bjs.

    Responder
    1. Ana Claudia

      Beatriz,
      Em São Luis você encontra na MD Papelaria ou se você for imprimir numa gráfica eles tem todos!

      Responder
  3. Camila Farias

    Essas bisnagas são compradas onde?
    E no caso da venda você já entrega com o doce dentro?

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Camila,
      As Bisnagas você compra em Casas especializadas em artigos de festas, e no caso da venda eu já entrego elas com brigadeiro!

      P.s.: Dia 19/01 vou abrir inscrições para a 2ª Turma do meu Curso de Lembrancinhas Personalizadas em que ensino a montagem dos principais produtos utilizados hoje, como a bisnaga e outros. Porém como as vagas são limitadas estou fazendo uma Pré Inscrição que você pode fazer através deste link: http://goo.gl/ky9w5l

      Responder
  4. camila Farias

    Obrigada por responder. E é fácil colocar o brigadeiro dentro. Kkk totalmente sem noção. Já fiz minha pré inscrição e estou super ansiosa 🙂
    Se puderes tirar outra dúvida, agradeço. Seria interessante ter a silhouette cameo? Ou é melhor fazer tudo em gráfica?

    Responder
  5. Sabrina Silveira

    Boa tarde, Ana! Estou vivendo um momento parecido com o seu momento inicial… Tenho uma bebe de 1 ano e 9 meses e estou me vendo numa situacao cada dia mais estressante!!! Preciso ganhar dinheiro, mas nao sei como… Vi o seu blog e fiquei apaixonada tanto pelo trabalho, quanto pela sua atitude! Parabens!! Acredito que muitas pessoas devem ter mudado de vida atraves da sua ajuda. Minhas principais duvidas sao:
    (1) Para vender os personalizados tambem preciso fornecer os alimentos nele contidos?
    (2) Voce que trabalha com site, recebe encomendas de outros estados?
    (3) E um mercado que pode ficar enfraquecido a qualquer momento, ou voce acha que ainda tem muita demanda?
    Desde ja agradeco muito a atencao!!
    Um abraco, Sabrina Silveira

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Sabrina,
      Eu sei muito bem como esta se sentido, é por isso que procuro ajudar pessoas como nós a se desenvolver trabalhando com aquilo que dê prazer e ao mesmo tempo cuidar da família.
      Então, Tem clientes que preferem encomendar tudo, outras querem trazer as balas e as guloseimas e você apenas faz os produtos personalizados, ou seja, tem todos os tipos. Mas vou te falar como eu trabalho e ai vc tira suas conclusões.
      Quando iniciei trabalhava fornecendo tudo e também com a cliente trazendo as balas e eu fazendo só a personalização, mas como sou apaixonada pela montagem, eu sempre oferecia montar os produtos, pois assim além de fazer uma coisa que eu amooo ainda batia as fotos dos produtos para ficar no meu portfólio. Com o aumento das encomendas fui tendo que deixar de trabalhar dessa forma e hoje só trabalho dando tudo, ou seja, já entrego o produto pronto.
      Hoje com a internet, você pode chegar em todo o Brasil, eu recebo muitos pedidos do Brasil todo, porém me limitei a trabalhar apenas pra região metropolitana de minha cidade, São Luis-MA, pois como são produtos muito delicados tenho receio de que cheguem danificados ou ocorra algum atraso por parte dos Correios e assim acabe com todo meu trabalho que faço com tanto carinho.
      Olha, não acredito que este mercado enfraqueça, pois todos os dias tem criança nascendo, fazendo aniversário, batizado e etc.. e como os produtos são “personalizados” nunca uma festa será igual a outra, mesmo sendo o mesmo tema. Se você entrar em minha fanpage https://www.facebook.com/artepersonalizada e ver a quantidade de encomendas da galinha Pintadinha que já fiz, verá que nenhuma é igual a outra,é por isso que amooo o que faço!
      Muito obrigada por visitar meu blog e não deixe pra depois sua vontade de mudar, faça agora!

      bjs

      Ana Claudia

      Responder
  6. Thamirys Santos

    Oi Ana! Adorei tudo! Já me inscrevi quero muito saber qual impressora eu compro pra começar

    Responder
    1. Ana Claudia

      Olá, Thamirys
      Primeiro quero agradecer por adquiri o Curso, espero que esse curso lhe ajude bastante!
      Então, a melhor é a impressora laser, porém a única que serve é a da Konica Minolta, mas essa custa na faixa de 40 mil. Então, lhe aconselho a fazer como eu faço. Procure uma gráfica rápida na sua cidade e faça suas impressões lá.
      Se for só para treinar, pode imprimir numa jato de tinta mesmo. Mas no caso de encomendas o melhor e mais seguro é uma impressão a laser, sai mais barato e você não tem que se preocupar em ficar estocando e comprando com tonners, papeis de vários tipos e com manutenção de equipamento.

      Qualquer dúvida é só falar!

      Responder
      1. Thamirys Santos

        Obrigada Ana
        E dessas jato de tinta vc encomenda as Epson que já vem com bulk de fábrica
        Tava pensando em adiquirir a Epson l800 ou a l1300
        Moro em São Luís tbm

        Responder
        1. Ana Claudia

          Thamirys,
          Que legal, tenho várias alunas aqui em S.Luis! Eu não tenho como falar sobre essa impressora pq nunca usei ela, mas o problema dessas impressoras é a tinta que não segura no Papel, mancha com facilidade. Para ficar bom vc tem que comprar o papel próprio para impressora jato de tinta e então fazer os cálculos do custo de impressão e comparar caso você imprimisse numa gráfica!
          bjs

          Responder
  7. Lara Byanka

    Oi tudo bem ? Ana , eu to querendo muito trabalhar com personalizados , aqui na minha cidade (campo maior ) não tem ninguem que trabalhe com personalizados , então resolvi investir nisso . Mas infelizmente eu to perdida , não sei nem por onde começar . Eu tenho a impressora a jato de tinta e já vi que não é boa p trabalhar com couche . Qual editor vc usa pra criar os personalizados ? Eu compro uma impressora a laser ? vc tem curso ensinando a usar editor ? como criar os personalizados e montar ? obrigada pela atenção

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Lara,
      Então, o ideal para você seria imprimir em uma gráfica rápida, pois a impressora laser recomendada para este tipo de impressão é uma Konica Minolta, mas o custo dela é muito alto. Você pode até imprimir em uma jato de tinta mais terá que comprar papel próprio para jato de tinta.
      Para fazer o Kits Digitais, você precisa do Corel Draw ou do Photoshop, e posso lhe indicar dois cursos muito bons pra você aprender a trabalhar com eles!
      Quanto a curso, estou com o meu aberto para inscrições onde ensino a montagem dos principais produtos, além de como comprar direto de fornecedor (atacadista ou fábrica), assim como uma lista de fornecedores de materiais. Dê uma olhada aqui: http://lembrancinhasonline.instapage.com que tem mais informações.
      Se na sua cidade não tem ainda quem faça personalizados, essa é uma boa oportunidade, pois existe muita demanda e você vai se dar muito bem!

      Muito obrigada pelo contato e vamos nos falando por aqui ou pela minha fanpage: https://www.facebook.com/artepersonalizada

      bjs

      Ana Claudia

      Responder
  8. NILMA

    Ola ana

    Tambem penso em trabalhar com personalizados e com a possibilidade de imprimir numa grafica.
    No seu caso vc monta a arte so pra imprimir neh mesmo.

    Sera que da certo a grafica tambem fazer a arte ja que nao sei editar e no momento to sem computador??
    Qual palpite vc me daria.
    De como começar??
    Vou comprar potes tubets e outros artigos para o aniversario da minha bb e pedi na grafica pra fazer os adesivos etc.

    Mas sera que fica estranho ta sempre na grafica pedindo uma arte diferente pros clientes.
    Devo tambem colocar pedido minimo neh!?. Pra poder ser mais organizado ja que nao tenho como fazer em casa.

    agradeço desde ja

    Responder
    1. Ana Claudia

      Nilma,
      A maioria das pessoas que trabalham com personalizados, fazem as artes em uma gráfica e é super normal. Eu faço as artes e mando para imprimir na gráfica, pois assim não preciso me preocupar em estocar vários tipos de papeis e nem ficar comprando tonners para impressora.
      Nesse começo, eu sempre sugiro para minhas alunas que comece por parte, ou seja, comece fazendo as artes em uma gráfica ou até mesmo comprando na internet, mas procure fazer um Curso de Corel ou Photoshop para depois vc mesma fazer suas artes.
      Tenha uma tabela com quantidade mínima, esse mínimo é a quantidade de rótulos que cabem em uma folha, por exemplo: as latinhas cabem 10 rótulos em uma folha, esse é quantidade mínima.

      Você já conhece minha loja de artes aqui no blog? nela tem vários Kits Digitais pronto para impressão que vc pode usar, vou lhe dar um Cupom de desconto de 30% nas artes que são para Download Instantâneo, pra isso basta inserir o CUPOM COM A FRASE “f3sta”.
      Não sei se vc viu, mas estou com as inscrições para meu Curso de Lembrancinhas Online aberto até dia 20/12, clique aqui e conheça um pouco mais do Curso: http://cursodelembrancinhasonline.instapage.com/

      espero que tenha ajudado e qualquer coisa pode me chamar!
      bjs

      Responder
      1. NILMA

        Muito obrigado ana.

        Ajudou muito, todo incentivo e bem vindo.
        Boas festas

        Responder
  9. Raimunda Eliene

    Amei essas dicas.

    “Dividir conhecimento, é um ato de amor”

    Parabéns.

    Responder
  10. Nathiely Castro

    Bom dia Ana!
    Parabéns pelas dicas.
    Tenho algumas dúvidas quanto a impressão… Você informou que é preferível imprimir os personalizados em uma gráfica. Eles imprimem tanto em no Couché quanto no papel adesivado?
    E a personalização já vem cortada (ou no caso do papel adesivado, pronto para colagem) ou precisa ser cortada ainda?
    Muito obrigada!!
    Beijos

    Responder
    1. Ana Claudia

      Obrigada Nathiely,
      Na gráfica eles tem todos os papeis, principalmente os couchés e adesivados.
      Geralmente Eles só fazem a impressão, mas em algumas gráficas tem serviço de corte, porém é bom ver se o Custo do corte vale a penas!

      Responder
  11. Sheila Karinne Moraes Lima

    Olá boa tarde! Ah tempos procurava algo na internet de como trabalhar fazendo lembrancinhas mais nunca havia achado, mais agora me deparei com o que eu realmente procurava, e estou muito feliz pois tinha muitas duvidas. Estou querendo trabalhar nesse ramo de lembrancinhas e convites para festas infantis e casamento. gostaria de saber se você da cursos pois gostaria muito de participar, se você puder me enviar as datas dos seus cursos ficaria muito grata pois eu iria me programar, pois não moro em são luis mais tenho parentes aí. ficarei guardando sua resposta.

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Sheila, td bem?
      Eu dou Curso , mas ele é online onde eu já capacitei mais de 500 alunas no Brasil e Exterior. E um curso voltado para quem quer iniciar e não sabe por onde começar, pois no início são muitas dúvidas que aparecem. Por enquanto ele esta fechado, mas devo abrir nova turma agora em março. Fique atenta a minha fanpage e aos meus emails que quando abrir eu vou avisar por lá.
      Vc já baixou meu ebook com dicas para quem esta iniciando? Se não, baixe agora: >>>BAIXAR EBOOK< <<

      Qualquer dúvida pode me chamar!
      bjs

      Responder
  12. Priscilla Santiago

    Parabéns pelo trabalho, espero poder aprender muito com você e poder realizar a vontade que sempre tive de trabalhar com isso.
    Obrigada ????????

    Responder
    1. Ana Claudia

      Muito Obrigada Priscilla,
      Tenho certeza que vc vai conseguir e fazer muito sucesso. Em breve vou lançar um mini curso para quem esta iniciando e lhe aviso por email
      bjs

      Responder
  13. Letícia Jesse

    Boa tarde!! Tudo bem??
    Vi a sua página e adorei!!
    Quero iniciar nesse Ramo de Lembrancinhas Personalizadas, e gostaria de uma ajuda em relação a que programa usar para Fazer o meu Logotipo.
    Obrigada!!
    Tenha um ótimo Final de Semana!!

    Responder
    1. Ana Claudia

      O logo vc pode fazer usando o Corel draw ou Photoshop, e até mesmo indo numa gráfica rápida eles oferecem esse tipo de serviço.
      Mas se vc mesma quiser fazer sua logo pode faze-lo usando este site:
      LOGO CREATOR
      ONLINE LOGO MAKER
      LOGO FACTORY

      Ainda esta semana devo lançar um Mini Curso sobre como iniciar no ramo de lembrancinhas e lhe aviso por email
      bjs

      Responder

  14. Boa tarde Ana Claudia!

    Encontrei seu site em um momento que estava a procura de algo pra que eu pudesse ter uma renda, pois as coisas andam um pouco complicadas e ainda faco faculdade, quase formando e não posso abrir mão dos meu estágios no momento. E festas infantis, decoração, lembrancinhas é algo do qual eu gosto muito de mexer. E então vi uma oportunidade, os aniversários da minha sobrinha eu mesmo faço os personalizados então porque não levar isso mais a serio. Suas dicas no curso que esta dando online tem em inspirado muito.

    Agradeço sua disponibilidade e vontade em ajudar outras pessoas.

    Beijinhos.

    Responder
    1. Ana Claudia

      Muito Obrigada Ligia!
      Só para forma de incentivo, eu sou Arquiteta e adoro minha profissão, mas me realizo nesse trabalho tanto quanto com a arquitetura!
      bjs

      Responder
  15. Nathane Moraes

    Olá suas dicas são muito boas! Gostaria de saber se o papel Glossy também é bom para fazer caixinhas personalizadas?? e qual tipo de impressora para imprimir ambos o couche e o glossy! Se puder me ajudar agradeço!! bju

    Responder
    1. Ana Claudia

      Olá Nathane,
      Para caixinhas o melhor é o Couché 170 ou 180gr e a melhor impressora para isso é sem dúvida a laser.

      Muito Obrigada por ler meu Blog e qualquer dúvida pode me chamar!

      bjs

      Responder
  16. Tamiris

    Olá, estou iniciando nessa área de personalizados, mas estou super em dúvida sobre os papéis que devo usar, já tenho uma impressora a laser, mas ainda não possuo silhouette, usei adesivo colacril para imprimir rótulos e quando cortei com furador ele estragou um pouco ao redor. Qual papel adesivo você usa e indica? Obrigado

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Tamiris,
      Bem o papel correto é o Couché e dependendo do que vc for fazer, ele vai variar na gramatura. Por exemplo: Caixas eu uso o couché 170g já para fazer tags eu uso o couché 250g, sempre o com brilho. Já o papel Adesivo eu uso o comum mesmo, brilhoso, nunca usei esse colacril, mas penso que ele deve ter deformado porque a impressora a laser esquenta muito, justamente para fixar a tinta, e ele não deve ter aguentado o calor. Peça para o vendedor um papel adesivo próprio para impressora laser, pois tem alguns tipos de papeis adesivos que são feitos para jato de tinta.

      Espero ter ajudado e muito obrigada por visitar meu blog!

      Responder
  17. Vera Maria Benevides Teixeira

    Bom dia.
    Adoro suas dicas.
    Sempre seguindo
    Na impressão, o papel adesivo minha impressora fica inganchando depois que coloquei o bulk ink nela!

    Responder
    1. Ana Claudia

      Vera,
      Verifique a gramatura desse papel adesivo, pois se for muito grosso vai travar mesmo, normalmente essas impressoras usam papel até 250g. Caso contrario, veja com o técnico que colocou o bulk para ele fazer o ajuste.

      Responder
  18. Maria Bouquard

    Bom dia Ana Cláudia gosto muito do seu blog e estou começando agora com lembrancinhas mas estou c dificuldade pois minha impressora uma Epson l375 não está imprimindo legal no couché 180g que comprei fica manchado…tem alguma coisa que posso fazer p não recorrer a gráfica tipo trocar o tipo de papel?

    Responder
    1. Ana Claudia

      Maria, muito obrigada por ler meu Blog!
      O problema é que o Papel Couché foi feito para usar na laser, e por isso a tinta solúvel não fixa direito no Couché. Mas já tem no mercado couché próprio para jato de tinta, pesquise no google que vc deve achar alguns fornecedores.

      Outra forma que dizem que dá certo, apesar de eu nunca ter testado, é usar tinta pigmentada ao invés de solúvel. Veja esse vídeo aqui: https://youtu.be/Qcm2-hsUt-M

      Responder
  19. Fernanda Bissaco

    Olá, estou lendo as suas publicações, estou gostando muito, porém estou super indecisa se começo ou não.vou continuar lendo e fazendo as minhas anotações.
    Obrigada.

    Responder
  20. tatiana lino messias

    bom dia estou iniciando agora nesse ramo de personalizados comprei a silhoete cameo e impressora epson l805 mas estou perdida em saber fornecedores de materia prima podem me ajudar por favor e desde ja agradeço pq peguei vaiar dicas agora na pag q n sabia e q vao me ajudar muito

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Tatiana,
      Um lugar que compro e gosto é o Atacadão das Lembrancinhas, pesquise no google que vc acha eles rapidinho!

      Muito Obrigada por ler meu blog.

      Responder
  21. Jaqueline Scalice

    Oi Ana Claudia , gostaria de saber qual o papel mais indicado para fazer os rótulos de garrafinhas pet . Desde já Muito Obrigada

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Jaqueline,
      É o papel adesivo de preferencia com brilho!

      Obrigada por ler meu Blog!

      Responder
  22. Carol

    Olá, gostaria de saber o nome das maquinas utilizadas para esses tipos de impressão.
    Obrigada

    Responder
  23. SILVANETE SILVA

    Boa tarde amei seu blog e acompanho seu trabalho. Gostaria de saber se na impressora a laser tem risco da impressão desbotar como na jato de tinta? tenho uma jato de tinta l 800 e percebi que com o tempo ela da uma desbotada você sabe me dizer o que pode evitar o desbotamento?

    Responder
  24. Raiane

    Oi comecei a me interessar pela area de personalizados desde o cha de bebe do meu filho porem ainda não iniciei no ramo , tenho visto videos aula e pesquisado bastante , quando vai abrir turma pro curso ? preciso urgentemente rs

    Responder
    1. Ana Claudia

      Olá Raiane,
      Devo abrir nova turma em Março, mas caso você queira iniciar logo, eu indico o ACADEMIA DO PHOTOSHOP, do meu amigo Fabiano que é muito bom e caso você adquira eu te dou de Bônus o meu Curso de Lembrancinhas Online.

      >>>VER CURSO ACADEMIA DO PHOTOSHOP< <<

      Qualquer dúvida pode me chamar!

      Responder
    1. Ana Claudia

      Muito Obrigada Katia,
      E nessa Quarta dia 01/02 farei mais uma LIVE as 20hs de Brasilia, espero vc lá
      bjs

      Responder
  25. veronica

    Gostaria de receber informações. sempre faço festa para meus filhos e busco conhecimento para eu mesma fazer.

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Veronica,
      Na minha loja Virtual tem vários Kits Digitais prontos para impressão, e vc pode personalizar colocando o nome e idade da criança num programa fácil e gratuito.
      Em cada arquivo já vai dizendo qual papel é para usar, o que facilita muito na hora da impressão. Vou deixar o link da Loja abaixo pra vc.

      >>>IR PARA LOJA< <<

      Responder
    1. Ana Claudia

      Weslany,
      Vai depender muito da impressora que vc utilizar. Se for Jato de tinta, use papeis fotograficos, Opaline ou Offset. Agora se for lase, somente o Couché e em ambos os casos a gramatura é a mesma que falo neste post

      Até o dia 08/05 estou fazendo um Workshop para quem quer iniciar na Papelaria Personalizada, Clique aqui e participe: >>IR PARA WORKSHOP< <

      Assista deixe suas dúvidas e aguarde que dia 08/05 na LIVE que vou fazer terão muitas Coisas Legais!!!

      Responder
  26. Isabel silva

    Boa noite Ana,
    Sou a Isabel, gostaria de saber se por acaso tens alunas fora do Brasil. É que sou de Angola, quero saber como fazer pra ter acesso aos cursos e aos materiais.
    Abraço, me responda por favor…!

    Responder
    1. Ana Claudia

      Oi Isabel, tudo bem?
      Tenho várias alunas em outros países, como Alemanha, Inglaterra, França e Austrália. E o pagamento geralmente é feito via Paypal.
      Caso tenha interesse me mande um email para contato@anaclaudiapersonalizados.com.br que lhe envio o link

      Ana Claudia

      Responder
  27. Vanessa Campos

    Olá meu anjo. Que trabalhos lindos!!
    Gostaria de saber qual tipo de papel é usado para as caixinhas? bjos!!

    Responder
    1. Ana Claudia

      Nathalia,
      use o couché 250g pata tags ou adesivo se for só colar.
      Muito obrigada pela visita ao meu blog

      Responder
    1. Ana Claudia

      Olá Lidia,
      Os papeis usados são o Fotografico ou o Couché, nas gramaturas 180 e 250.
      E o adesivo com brilho.
      bjs

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *