BOM NEGÓCIO: ENTREVISTA COM A JOVEM EMPREENDEDORA ALINE OLIVEIRA

Tempo de leitura: 4 minutos

Olá pessoal,

Após a postagem sobre CINCO IDÉIAS PARA TRABALHAR EM CASA EM 2014, recebi muitas ligações e e-mails do Brasil todo, de pessoas que estavam querendo abrir um negócio e por algum motivo não começavam. Então, para inspirar ainda mais sua alma empreendedora, estou pensando em, sempre que possível, entrevistar pessoas que montaram um negócio próprio, no objetivo de que as experiências acumuladas venham ajudar outras a desenvolver e montar um negócio.

Pesquisas recentes da Endeavor apontaram que de cada quatro brasileiros, três desejam ter um negócio. E não foi diferente com a jovem empreendedora Aline Oliveira, dona da Doces & Sabores.

Formada em Letras e já tendo trabalhado em grandes empresas Multi-Nacionais em São Paulo-SP e Brasília-DF, onde morou vários anos, voltou São Luis-MA acompanhando o marido que assumiu um novo emprego.

Porém, nessa volta, decidiu montar seu próprio negócio:“O bicho do empreendedorismo me pegou e cada vez era maior a vontade de fazer algo em que eu me realizasse”. Foi então que ela resolveu arregaçar as mangas, montar seu próprio negócio e trabalhar em casa.

ANA CLAUDIA – Como começou a trabalhar com bolos e doces?

ALINE – Sempre me aventurei na cozinha testando receitas doces e salgadas para as festanças da família. Tenho uma amiga que sempre que eu fazia algo diferente dava para ela experimentar. Um dia por acaso ela comentou sobre comercializar os itens. (rs) Na hora foi engraçado, mas depois de uns dias refletindo resolvi colocar em prática. Para isso, convidei uma amiga para tocarmos o negócio.

Começamos montando um cardápio básico, testando novamente as receitas e tirando fotos para fazer o mostruário, e por fim, depois de fazer todo o levantamento dos custos, montamos a tabela de preços. E assim surgiu a Doces &Sabores.

ANA CLAUDIA – Que tipo de produtos você faz?

ALINE – Faço brownies, pirulitos, docinhos tradicionais e de colher, cupcakes tradicionais e de colher, bolos, tortas salgadas, etc.

ANA CLAUDIA – Há quanto tempo você trabalha com isso?

ALINE – Em março vai fazer um ano.

ANA CLAUDIA – Qual foi sua primeira grande encomenda?

ALINE – Foi para um aniversário de um ano. Só de docinhos foram 1.000, além de outros itens.

ANA CLAUDIA – Como você se sentiu nesse momento?

ALINE – Foi uma mistura de nervosismo e realização, naquele momento pude ver que a coisa estava se consolidando depois de 3 meses de muito trabalho.

ANA CLAUDIA – E a comercialização, como iniciou?

ALINE – Através da criação de uma fanpage no facebook.

ANA CLAUDIA – Qual a importância da divulgação através de mídias digitais para o seu negócio?

ALINE – Total. Minha comercialização é feita 70% com esse tipo de publicidade, os outros 30% fica por conta de anúncios em jornal local e indicação de clientes e parceiros.

ANA CLAUDIA – Quais as vantagens e desvantagens da profissão?

ALINE – Trabalhar em casa hoje é uma realidade para muitas pessoas, que precisam estar preparadas para o compromisso.

Como vantagem: não ter chefe e fazer os próprios horários.

Desvantagens: fazer os próprios horários – quem já teve de cumprir regras e horários por pressão corporativa e não por uma necessidade organizacional de tempo, quando assume o total controle sobre seus horários, pode encarar de forma descompromissada… Sem prazos, sem horários certos, o que será um erro grave que constantemente leva pessoas à frustração.

Outra desvantagem é o relacionamento com família e amigos – cargas elevadas de trabalho não levando em consideração a importância das interações sociais e pessoais.

ANA CLAUDIA – O que você recomendaria para quem gosta de trabalhar com bolos, doces e cakes e quer fazer dele um meio de vida?

ALINE – Primeiramente fazer um bom trabalho, se não estiver preparada isso será um grande problema. Qualidade e responsabilidade são fundamentais. Atenção redobrada no atendimento com os clientes.

Outro ponto importante é a divulgação, todo pequeno negócio precisa investir em divulgação, para chegar ao público alvo e dar início às vendas.

Estar atenta a mudanças do mercado também é super importante, fazer cursos, participar de oficinas aumenta o conhecimento e nos deixa por dentro das novidades.

ANA CLAUDIA – Deixe um recado para quem tá lendo e quer ou tem o sonho de montar seu próprio negócio?

ALINE – Acredite no seu potencial e se prepare. Quando fazemos algo com amor e dedicação não tem como dar errado. Boa sorte!!

Aline-Oliveira_Doces_-2526_Sabores

NOME: Aline Ferreira de Oliveira

EMPRESA: Doces & Sabores

PRODUTOS: Doces e Salgados para diversas ocasiões

TELEFONE: (98)8730-3312
Email: atendimento@docesesaboresslz.com

VISITE O: FACEBOOK

Bem, espero que tenham gostado, deixem seus comentários abaixo pois ele é muito importante pra mim.

banner300x250

Curso-de-Cupcake23

 

 

 

 

 

 

2 Comentários


  1. Não tem nada mais inspirador do que ver outras mulheres que também alcançaram sua liberdade financeira através do que amam! A minha história também é parecida! Amo o que faço e amo poder trabalhar com algo tão legal quanto a confeitaria!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *