Se você enfrenta o desafio de ter clientes que visualizam mensagem no WhatsApp, mas não respondem.
Eu vou te ajudar a conseguir que eles respondam, usando alguns truques e técnicas eficazes,que vou te passar neste artigo
Analise as Conversas Anteriores
Verifique se a cliente costumava responder com frequência, pois pode ser apenas uma pausa temporária. Quem nunca recebeu uma mensagem, visualizou e não respondeu?
Isso já aconteceu comigo e com você também. (pode confessar!)
Busque na sua memória porque isso aconteceu? Pode ter sido porque você estava na rua, ou porque não sabia o que responder naquele momento ou até mesmo porque a bateria do celular acabou na hora.
Por isso, antes de achar que o cliente já era, observe a frequência das respostas anteriores:
Ela é ágil ou costuma demorar um pouco mais?
Entender o padrão de resposta é crucial assim como é essencial verificar o clima da conversa e a velocidade com que ela estava interagindo com você
Conheça a Rotina da Cliente
Assim como você, sua cliente também tem várias tarefas no dia-a-dia,
Entender como é o dia a dia dela é fundamental. Talvez, durante o final de semana, ela esteja mais disponível para responder, ou final da tarde pode ser melhor conversar com ela.
Ficar por dentro dessas informações é a chave para aprimorar suas estratégias e conquistar a atenção do cliente de forma mais eficiente.
Vamos entender as particularidades do cliente e sua rotina para otimizar a comunicação. Ela pode trabalhar em um lugra onde atender o telefone não é possível no momento, o que pode resultar em respostas mais demoradas.
Por exemplo, imagine que sua cliente seja uma profissional que trabalha em Plantões de madrugada. Será que enviar uma mensagem pra ela 8h é a melhor opção?
Nesse caso, o ciclo de conversa tende a ser mais longo.
Para superar esse desafio, é crucial perguntar sobre suas preferências e disponibilidade para comunicação, evitando assim incomodá-lo desnecessariamente ou ficar na dúvida sobre quando retomar o contato.
Lembre-se de que, muitas vezes, ele pode visualizar sua mensagem no celular, mas não conseguir responder imediatamente devido às restrições de trabalho.
Portanto, ao entender melhor como ele trabalha e suas preferências de contato, garantirá uma comunicação mais eficiente.
Não hesite em validar essas informações com ela previamente no primeiro contato, evitando desconfortos e mantendo a interação eficiente.
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Finalize sua mensagem com perguntas
Uma técnica poderosa para garantir maior interação é finalizar suas mensagens com perguntas. Eu particularmente adoro usar a pergunta: “Ficou alguma dúvida?”.
Sempre que explico algo, faço questão de incluí-la. Essa abordagem é altamente eficaz em manter a conversa fluindo e ter ganchos para continuar.
Adicione Emojis na pergunta
Ao fazer uma pergunta, experimente adicionar um emoji de mãozinha levantada ou aquela de atenção junto a ela.
Isso mesmo! Se você já fez uma pergunta e não obteve resposta imediata, aguarde um pouco e faça outra pergunta, como:
- “Marina, ficou alguma dúvida?
- “Marina, tem interesse ainda?”
E coloque junto o emoji da mãozinha para cima ou o triângulo de atenção.
Acredite, os emojis têm um poder incrível de engajamento. Temos visto resultados extraordinários com minhas Alunas. Quando alguém não responde, é só reenviar a pergunta e incluir esses emojis.
Experimente essa tática em suas conversas e veja como ela pode fazer a diferença!
Processo ou Fluxo de Mensagens Cadenciadas
Ter um fluxo de mensagens bem definido para enviar para sua cliente é crucial para sua produtividade. Vamos entender como aplicá-la.
Imagine que você enviou uma mensagem a sua cliente as 10h00 da manhã, mas ela não respondeu.
Nesse momento, é fundamental seguir um fluxo de mensagens bem elaborado, pois a produção de lembrancinhas das suas festas, não podem parar, assim como o atendimento a outras clientes.
Nesse caso, envie outra pergunta depois de 2h da última, acompanhe com um emoji e repita a pergunta novamente.
É importante determinar quantas tentativas fará depois que a cliente visualizou e não respondeu, como três perguntas, dois emojis e uma chamada telefônica, podem fazer parte do seu fluxo.
Assim, você terá uma estratégia clara em mãos.
Lembre-se de que, ao final do fluxo, é importante encerrar com uma mensagem adequada. Lembre-se que Vendedora que não insiste não vende.
Saber a Hora de Parar
Assim como em situações pessoais, quando você troca mensagens com alguém especial e não recebe mais respostas, é necessário saber a hora de parar.
Portanto, se você já aplicou todas as técnicas, seguiu o fluxo de mensagens e não obteve retorno, não hesite em fazer a finalização, como no exemplo abaixo:
“Marina, agradeço pela oportunidade e pela sua atenção! Ao longo das nossas seis tentativas de contato. Infelizmente, não consegui continuar a conversar. Mas, caso ainda tenha interesse, posso ver o Kit de Lembrancinhas mais econômico para que você possa realizar uma linda festa sem gastar muito. Conte comigo para o que precisar, e mesmo que não fechemos negócio neste momento, desejo-lhe muita uma linda festa. Fique à vontade para entrar em contato quando desejar.“
Aprendemos que, em alguns momentos, é preciso aceitar que nem todas as oportunidades serão concretizadas.
Mas, com perseverança e aprendizado, estaremos preparados para novos desafios e oportunidades no futuro.
Apesar de ser difícil, é fundamental compreender que o seu tempo é tão valioso quanto do cliente, e você precisa se fazer respeitar como profissional da papelaria personalizada.
Se o cliente não demonstra mais interesse e não deseja finalizar a conversa, cabe a você encerrar o contato.
Conclusão
Espero que tenha aproveitado as dicas e esteja pronta para aplicá-las em suas estratégias de vendas de lembrancinhas personalizadas, vender é em primeira mão entender sobre pessoas.
E entender que nem todo mundo que falar com você vai fechar, por “N´s” motivos, mas aprender sobre técincas de vendas online e marketing é essencial para o futuro de qualquer negócio.
E a Papelaria Personalizada não é diferente! Para mais orientações, segue meu Intagram @instadaanaclaudia que todos os dias estou com conteúdos nos Stories para ajudar você vender mais.
Sucesso e até breve!