COMO ORGANIZAR UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO PARA CRIANÇA? – 1º PARTE

Tempo de leitura: 6 minutos

child-bday-party-1

A festinha de aniversário do nosso filho é o dia que desejamos que seja o mais perfeito de todos. Recorrentemente vejo clientes estressadas por estarem organizando a festa do seu filhote e por mais que tudo esteja indo bem, sempre fica aquela sensação de que esta faltando alguma coisa.

Bem!!! confesso que tenho um defeito: Sou exageradamente organizada, não consigo fazer nada sem ter pensado todos os detalhes antes.

Então, pensando em  ajudar vocês, principalmente as mamães de primeira viagem, vou dar umas dicas para que a organização do seu evento não seja tão estressante.

A primeira coisa que você tem que fazer é um PLANO DA FESTA, ou seja, coloque no papel tudo o que você vai precisar para a execução da festa.

DICA: Se programe com pelo menos 4 meses antes.

  • Orçamento (Quanto posso gastar?)
  •  Local
  • Dia/Horário/Tempo
  • Lista de Convidados
  • Decoração
  • Lembrancinhas (Guloseimas Personalizadas)
  • Comidas
  • Docinhos e Bolo
  • Fotografia
  • Recreação
  • Agradecimento

ORÇAMENTO: Intuitivamente, somos levadas a pensar a festa pela lista de convidados e daí determinarmos o restante. Bem!!! eu prefiro seguir o conselho dos economistas ( e tendo um marido economista, não tenho como esquecer…rsrsrs) que primeiro temos que definir o quanto estamos dispostas a gastar e definir um valor fixo para não comprometer nosso orçamento familiar. (Afinal dinheiro não dá em árvore). A partir daí você terá uma boa noção dos passos seguintes.

LOCAL: Decidido o orçamento, você agora pode pensar no local. Este item determinará a quantidade de convidados. Se você mora em casa, é bom calcular o espaço para que não fique ninguém mal acomodado, levando em consideração o espaço para a mesa do parabéns, e se sobrar, uma área para os brinquedos que irão distrair as crianças.

Já pra quem mora em Condomínio, é bom verificar a disponibilidade do Salão de Festa e reserva-lo uns 2 meses antes, para garantir a data.

Buffet, hoje existem uma variedade de espaços especializados para festas infantis, visite-os para ter certeza de qual vai encantar seu filho. Mas preste atenção em alguns pontos importantes:

1 – Acesso fácil para a maioria dos convidados;

2 – Estacionamento fácil e gratuito;

3 – Segurança, monitores e condições dos brinquedos.

Esse é o local mais tranquilo, primeiro porquê você tem definido tempo da festa e número de convidados, além de não se preocupar com decoração.

DIA/HORÁRIO/TEMPO: Antes de fazer a lista de convidados, planeje a data, horário e tempo da festa. Festas no meio da semana costumam dar menos pessoas que num final de semana.

Caso você não queira gastar muito, ou não tenha espaço suficiente no local que você vai fazer a festa, marcar para uma quinta-feira, por exemplo, é uma boa pedida.

Vamos combinar!!! Festa de criança tem que ser em horário de criança, então procure marcar no horário que você sabe que o aniversariante ainda esta esperto e pode aproveitar (pois você mais do que ninguém sabe o horário que ele(a) costuma dormir) pois quando vem o sono ninguém segura. Pois você não se esmerou toda, para que o aniversariante cantasse o parabéns dormindo…rsrsrsr

Quanto ao tempo de duração, geralmente vai de 4 a 5 horas, no máximo, afinal ninguém é de ferro.

DICA: Deixe para cantar os parabéns entre 1:30hs à 2hs após o início da festa, visto que após o parabéns as pessoas costumam ir embora

LISTA DE CONVIDADOS: Coloque no papel as pessoas que você deseja convidar, considere a possibilidade de irmãos e babás virem juntos. Mas não se desespere, pois geralmente há uma média de 10 a 15% de pessoas que não comparecem a festa.

Entregue os convites com 20 dias antes da festa para familiares e amigos e com 7 dias para coleguinhas da Escola. Algumas pessoas, costumam pedir confirmação da presença para o convidado. Eu acho deselegante, mas é uma forma de você ter certeza de quantas pessoas vão. Contudo,se você for pedir confirmação solicite que o faça com pelo menos 7 dias de antecedência.

DECORAÇÃO: Hoje você pode viajar nos temas para a decoração da  sua festa, e não ficar presa nas opções que o mercado varejista oferece. Mas, para escolher o tema que agrade seu filho(a), procure conversar com ele pra saber sua preferência. Festa para bebezinhos, geralmente os país que escolhem o tema. Se você ainda não sabe qual tema escolher clique aqui e veja algumas dicas.

Se for contratar uma decoradora, faça com antecedência, pois hoje o mercado de festas esta aquecido e você pode acabar ficando sem quem faça a decoração de sua festa (se essa for a opção, pois algumas mães preferem fazer decoração).

DICA: Geralmente a pessoa que faz a decoração não é a mesma que faz os personalizados e lembrancinhas.

LEMBRANCINHAS: Hoje as lembrancinhas e guloseimas personalizadas, são um dos artigos principais de qualquer festa, compõe a decoração dando o toque especial a festa.

As guloseimas personalizadas são os doces, balas e chocolates que vão em cima da mesa compondo a decoração. Existe uma variedade de produtos que podem ser personalizados, os mais comuns são: Bis, Tubetes, Bisnagas com brigadeiro, Cones, Potinho com brigadeiro e  muitos outros.

Veja aqui mais produtos diferentes

A quantidade, depende do número de crianças, uma vez que não tem necessidade de ter para adultos. Eu sempre recomendo contar pelo número de crianças sendo uma quantidade de 160 a 180 itens o suficiente para fazer uma mesa cheia de personalizados e bem bonita. (Leia o post: COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE PERSONALIZADOS)

Distribuição dos brindes: É a hora mais esperada da festa pelas crianças e a mais estressante para as mães, pois sempre há o medo de faltar, uma vez que tenha uma ou mais criança que você não estava contando. Por isso, sempre recomendo que faça uns brindes a mais, para você não passar susto, pois não tem coisa mais chata que deixar uma criança frustrada.

Entregue os brindes mesa por mesa, logo após os parabéns, assim você não corre o risco de deixar alguém sem brinde além de quebrar a ansiedade dos pequeninos.

DICA: Pesquise no facebook sobre o profissional que você vai contratar o serviço, veja as fotos dos trabalhos, solicite informação de quem já contratou o serviço, marque uma visita para ver os trabalhos de perto.

Bem!!! espero que ate aqui tenha ajudado. Como esse tema é muito extenso e ficaria uma postagem enoooooorme, vou dividi-lo em  2  partes. Esta semana ficamos por aqui e caso queira ser avisada de novas postagens é só deixar seu e-mail no campo ao lado que terei maior prazer em lhe avisar.

Como sempre estou a disposição para lhe ajudar em qualquer dúvida que tenha deixe seu comentário abaixo.


retrospectivacasamento300x250QUERO UM ORÇAMENTO!

ANA CLAUDIA
EMAIL: anaclaudia-ap@hotmail.com
VISITE MEU: FACEBOOK
TELEFONE: (98)98122-1594

2 Comentários

  1. Cristiana

    Estou achando seu lindo seus trabalhos, estou me inspirando em você para dar inicio a nova etapa da minha vida.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *